Com certeza você conhece alguém que já sofreu um golpe, ou pode ter passado por essa situação, e a cada dia, isso se torna mais comum, infelizmente.
Com o avanço da tecnologia, temos várias melhorias e benefícios, principalmente se tratando aos assuntos bancários, mas os malfeitores aproveitam para cometer crimes cibernéticos. Algumas pessoas passam o dia pensando em maneiras de cometer crimes, novas vítimas e fraudes.
Apesar de ter se tornado viral recentemente nas redes sociais, esse golpe ocorreu no final do ano passado com uma moça chamada Brenda de Moura. Ela recebeu uma ligação do C6 Bank, informando-a que havia um boleto em aberto em seu nome.
Na semana seguinte, recebeu mensagem via Whatsapp com mais uma cobrança, aparentemente a mensagem vinha de um número do próprio banco, e quem estava em contato com Brenda, era um suposto atendente do banco. O falso funcionário disse que a dívida era de R$600 reais, e ainda ofereceu um desconto, caso Brenda pagasse com antecedência.
A vítima desabafa: “Eu sempre fui a pessoa mais medrosa, que sempre falou sobre o quão arriscado eram essas fraudes, chega ser vergonhoso para mim, mas na correria do dia-a-dia, acabei pagando”.
Inicialmente, Brenda tentou pagar, mas o boleto apresentava um erro. Foi então que o funcionário enviou um outro código de barras e através dele, o pagamento foi realizado.
Infelizmente, mais uma vítima caiu no golpe e só foi perceber quando o banco real entrou em contato para saber sobre a situação.
Brenda abriu um protocolo juntamente de um funcionário do banco C6, mas o dinheiro não foi ressarcido.
O banco C6 não é o único que passa por essa situação de facilitar fraudes, embora lidere o ranking de reclamações no banco central.
Saiba mais sobre o ranking de bancos:
Quanto maior a pontuação nessa lista, pior foi seu desempenho. A lista foi disponibilizada pelo Banco Central.
As queixas variam de acordo com o banco, mas a maioria está relacionada à irregularidades relativas à integridade, confiabilidade, segurança, sigilo, legitimidade das operações, serviços de cartões de crédito, ofertas ou prestação de informação sobre crédito consignado de forma inadequada…
A lista foi liderada pelo C6, seguido pelo BTG, Inter e BMG…
1º C6 BANK com 77 pontos e 1.265 reclamações.
2º BTG PACTUAL/BANCO PAN 68 pontos e 1.290 reclamações.
3º INTER com 48 pontos e 833 reclamações
4º BMG com 47 pontos e 489 reclamações
5º SANTANDER com 27 pontos e 1.589 reclamações
6º BRADESCO com 25 pontos e 2.587 reclamações
Caso queira saber mais, acesse o site https://www.bcb.gov.br/estabilidadefinanceira/rankingreclamacoes
O que fazer para se proteger contra golpe do falso boleto?
Pode parecer muito óbvio na maioria das vezes, mas o presidente da startup de cibersegurança Unxpose, Josemando Sobral informa que o principal é entrar em contato com a instituição financeira assim que receber o suposto boleto.
Dessa maneira, caso seja falso, a própria instituição poderá tomar as medidas cabíveis e necessárias.
Outra coisa muito importante é o registo do boletim de ocorrência, pode ser feito online ou em qualquer delegacia próxima. Isso servirá para futuras investigações, caso os criminosos sejam identificados.
De acordo com Josemando: “O cliente precisa saber que a instituição financeira que não emprega segurança é responsável por eventual fraude que seja ocasionada mediante o uso desses dados. Por isso, ela deve ser cobrada”.
Outra medida é evitar render conversa via telefone ou mensagem com os criminosos, se você tiver suspeitas, já entre em contato imediatamente com seu banco antes de fazer o pagamento do boleto.
Tenha sempre o pé atrás em relação a isto, são vários golpes novos à cada dia, qualquer mensagem que receber solicitando dinheiro, mesmo que seja de pessoas conhecidas, pergunte para quê, e, se possível, ligue para a pessoa para ter certeza de que foi ela mesmo quem solicitou a transferência ou pagamento do boleto.
Caso seja um criminoso, ele não irá atender o telefone e tentará fazer de tudo para que continue somente via mensagem.
Desconsidere também mensagens de terceiros, em caso de algum desconto ou proposta, o banco irá entrar em contato com você irá confirmar alguns dados.
É válido analisar também o nome de quem irá receber, pode estar diferente do nome descrito no boleto. Outra coisa importante é analisar o CNPJ escrito no documento, com certeza irá acusar outra empresa, já que se trata de uma fraude.
A advogada Lidiane Praxedes da Costa informa que as instituições financeiras são responsáveis por eventuais fraudes ocasionadas pelo uso dos dados concedidos pelos clientes a eles.
C6 Bank também se pronunciou e em suas palavras o banco não pode ser responsabilizado por outras empresas que se passam pelo banco, usando um CNPJ diferente.
“Ressaltamos que os consumidores devem ficar atentos para evitar golpes que usam engenharia social para obter dados das vítimas e também para evitar fraudes como o golpe do boleto falso. Nesse tipo de golpe, o fraudador emite um boleto de depósito e compartilha com a vítima. O C6 Bank também orienta que o consumidor exija o recebimento do boleto, para que possa conferir os dados, e não aceite receber apenas a linha digitável do boleto por meio de redes sociais”, disse o banco.
No mais, isso é o que pode ser feito, o principal é tomar cuidado e não efetuar nenhum pagamento sem antes ter a certeza de que o boleto é real.