Você já pensou em comprar um imóvel, mas não sabe quais são as formas de pagamento? É para ajudar que pesquisamos e reunimos essas informações.
Comprar um imóvel pode parecer assustador, mas diferentemente do que se imagina, não é um processo tão complexo. Mas para isso, é preciso que você saiba exatamente o que fazer para evitar problemas futuros.
A seguir, descubra mais sobre formas de pagamento de imóvel e entenda quais são as melhores opções para realizar seu sonho!
Vale a pena optar pela compra de um imóvel?
Comprar um imóvel possui diversas vantagens, por isso a resposta mais curta, é sim, vale muito a pena comprar um imóvel.
O primeiro deles é a segurança, já que você estará garantindo que o seu patrimônio esteja reservado em um imóvel próprio.
Um aluguel, por exemplo, não pode ser avaliado em seu patrimônio, já que não está em seu nome.
Isso também é muito importante para gerar uma estabilidade para o seu futuro, possibilitando que mesmo em períodos de crise, você não tenha onde ficar, como em um aluguel.
Além disso, optar pela compra de um imóvel pode ser muito útil para evitar futuras dores de cabeça com o aluguel ou um possível despejo em situações inusitadas.
Quais são as formas de pagamento de um imóvel
Existem diversas formas de fazer o pagamento de um imóvel, e agora vamos te explicar mais sobre eles.
Financiamento imobiliário
A primeira forma de realizar o pagamento do seu imóvel, é realizar um financiamento imobiliário, de forma que você consiga pagá-lo ao longo do tempo.
Essa é uma forma muito comum, e muito utilizada por pessoas que desejam comprar uma casa, mas não conseguem pagá-la à vista.
Essa pode ser considerada a melhor forma de pagar um imóvel a longo prazo, já que pode valer bem mais a pena do que um aluguel.
Sistema Financeiro de Habitação (SFH)
O Sistema Financeiro de Habitação (SFH) é uma das principais modalidades de financiamento imobiliário no Brasil, criado para facilitar o acesso à casa própria.
Regulamentado pelo governo federal, o SFH é destinado a pessoas físicas que desejam adquirir um imóvel residencial, seja ele novo ou usado.
Uma das características mais atraentes desse sistema é a possibilidade de utilizar o saldo do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS) para abater o valor da entrada, amortizar o saldo devedor ou até quitar o financiamento.
Sistema Financeiro Imobiliário (SFI)
O Sistema Financeiro Imobiliário (SFI) é uma modalidade de financiamento criada para atender a um público diferente do SFH, oferecendo mais flexibilidade e abrangência.
Diferente do SFH, o SFI não possui limites de valor para o imóvel a ser financiado, o que o torna a opção mais indicada para quem deseja adquirir imóveis de maior valor ou comerciais.
Além disso, o SFI permite que o imóvel financiado seja destinado a outros fins além da moradia própria, como aluguel ou uso comercial, proporcionando maior liberdade ao comprador.
Consórcio
Se o que você planeja é conseguir pagar o seu imóvel com juros muito baixos, a melhor opção para você pode ser o consórcio.
Essa é uma opção que não possui juros, mas que possui algumas taxas de adesão e administração do consórcio.
O prazo de contemplação dessa opção é um pouco mais imprevisível, ou seja, você não saberá quando receberá seu imóvel.
À vista
Pagamentos à vista são mais recomendados em casos onde a pessoa já juntou o valor do imóvel e está querendo receber o imóvel com certa pressa.
Uma das maiores vantagens de fazer pagamentos à vista é o poder de negociação que o comprador recebe por ter o dinheiro em mãos.
Pagando o seu imóvel à vista, você garante que eliminará todos os gastos de uma vez, evitando dores de cabeça.
Programa Minha Casa Minha Vida
O Programa Minha Casa Minha Vida é uma iniciativa do governo e o maior programa habitacional do país, criado em 2009 e reformulado no ano de 2023.
Ele oferece taxas mais baixas para facilitar a compra dos imóveis para as pessoas com renda bruta mensal de até R$ 8 mil em áreas urbanas.
É possível usar esse programa de forma independente ou por meio de uma imobiliária que trabalhe com o programa.
Entenda o uso do FGTS na compra de imóveis
Ao falar sobre formas de pagamento de imóvel, é normal pensar logo no FGTS. O Fundo de Garantia por Tempo de Serviço pode ser utilizado para compor o valor da compra.
Sendo assim, é possível que você use o FGTS para realizar o pagamento à vista do imóvel, somente como a entrada de um financiamento ou até mesmo para pagar as parcelas.
Usar o FGTS será um processo um pouco burocrático, já que cobrará ter no mínimo três anos com contrato CLT com o FGTS ativo, ser titular desse financiamento e não ter nenhuma parcela em atraso.
Cuidados e dicas para fazer a compra de um imóvel
Alguns cuidados devem ser tomados nesse momento, inclusive, que podem ser cruciais durante a compra.
O primeiro deles é o planejamento financeiro, para isso, organize toda a sua vida financeira para conseguir fazer a compra tranquilamente e que não afete sua vida.
Planeje-se para garantir que todos os documentos necessários estejam disponíveis em mãos quando solicitados.
Os cuidados em relação à escolha do imóvel, devem ser tomados com muita atenção, pense que esse será o seu lar por toda vida.
Então, para escolher, faça pesquisas e comparações no imóvel, analisando cada ponto já pré-definido de acordo com suas preferências.
Além disso, lembre-se do quão importante é buscar as avaliações dos imóveis, imobiliárias e consultores que você está utilizando.
Descobriu quais são as formas de pagamento de imóvel? Aproveite para conseguir o seu próprio imóvel.
Esperamos que você tenha gostado deste conteúdo! Continue acompanhando outras páginas do site para mais informações sobre imóveis.
Quer uma ótima sugestão? Leia também o nosso conteúdo sobre o programa Minha Casa, Minha Vida para saber mais sobre como ele funciona!