Posso transferir o financiamento para outro imóvel?

Essa é uma dúvida muito comum entre as pessoas, e hoje vamos responder como você pode fazer isso.

O financiamento é algo muito usado atualmente, seja para adquirir um imóvel novo, usado, comercial ou até mesmo um lote. São inúmeras possibilidades de acordo com a instituição financeira e taxas que ornam com sua renda mensal.

 

As vezes você pode ter dado início a um financiamento, mas acabou mudando de emprego, cidade, ou está ganhando melhor e pretende ter um imóvel mais caro, mas e agora? O que fazer com o valor que já foi pago da dívida?

Basicamente, você vende sua casa ou apartamento, mas calma, não é simplesmente anunciar em sites de compra e venda.

Também não há permuta, que é quando ocorre a troca de um imóvel pelo outro.
Como funciona a transferência?

Primeiramente, solicite ao banco uma autorização para a venda do imóvel. As condições serão analisadas e após aprovação, você vende o imóvel.

Quando for vendido, retorne ao banco e solicite um boleto com o saldo devedor restante, efetue o pagamento para quitar a dívida e o restante do dinheiro fica com o vendedor.
Transação foi autorizada, deu tudo certo. Pronto, agora que o valor pendente foi quitado, o saldo restante fica disponível para a compra de um imóvel novo.

Já fiz a transação uma vez, posso fazer de novo?

Pode sim, o procedimento pode ser feito quantas vezes você quiser. Claro, toda vez que feito, devera passar novamente pelo mesmo processo de comprovação de renda. Assim que comprovada, o banco analisa seus documentos e o financiamento se inicia novamente.

Quero transferir o financiamento para outro banco…
Também é uma possibilidade, para dar início a transferência, solicite o banco atual a documentação: copia do contrato, saldo devedor atualizado e data do último vencimento da prestação.

Após isso, procure o banco que você se interessou, tenha em mente que além das novas taxas de juros, existe também o CET (custo efetivo total) da operação. Este custo inclui outras tarifas como por exemplo seguros obrigatórios e taxas administrativas.

Tem mais alguma taxa?

Sim, essa portabilidade tem gastos com a transferência da dívida, e você também terá que arcar com o registro da nova operação no cartório, uma vez que a etapa de avaliação do imóvel será refeita pela nova instituição escolhida.

O banco escolhido irá fazer todo o acordo com o banco atual, e o credor inicial terá 5 dias uteis para fazer uma contraproposta e oferecer taxas de juros menores ou outros benefícios para cobrir a oferta do concorrente.

Após isso, o novo banco irá quitar suas dívidas na instituição de crédito de origem, e é feita por meio de TED.

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