A casa própria é um desejo que passa na cabeça de muitas pessoas, as vezes com o valor do aluguel é possível dar inicio a um financiamento e ter uma casa do seu gosto.
Antes de comprar um imóvel você deve ter em mente algumas coisas, e hoje você vai ver cinco dicas para te ajudar a tomar essa decisão que é um grande passo na realização de um sonho.
Primeira dica: Faça um Planejamento
Antes mesmo de começar a escolher seu imóvel, tenha calculado os valores que serão gastos, desde as parcelas do financiamento, valor de entrada, até juros, encargos e outras taxas.
Esteja preparado para parcelas que podem variar a cada mês, dessa maneira, você não irá se atolar em dividas ou passar por perrengues.
As prestações não devem passar de 30% de sua renda mensal bruta.
Faça uma simulação caso seu intuito seja financiar o imóvel, e utilize todos os recursos possíveis, pesquise em mais de uma instituição financeira.
Dessa maneira, caso ocorra algum imprevisto, você já estará preparado e com uma sobra de caixa.
Segunda dica: Defina seu Imóvel
O que você preza em um imóvel? Um bom ponto, com vários comércios próximos? Ou um local mais afastado, tranquilo e silencioso?
Precisa estar próximo ao trabalho/colégio ou prefere um local bem confortável para trabalhar de home office?
Você gosta de receber família e amigos? Então pense bem antes de escolher um apartamento por exemplo. Isso pode te privar um pouco.
Existem pessoas que adoram churrasco, iniciam um financiamento e após um tempo, descobrem que não é permitido churrasqueira no prédio.
Isso são pontos que devem ser pensados rigorosamente.
Terceira dica: Seja Empreendedor
Você deve ter lido este tópico e pensado: como assim?
Pois é isso mesmo, na hora de comprar um imóvel, você deve enxerga-lo como um negócio, para caso queira vende-lo futuramente.
Analise bastante a região, se o local é fácil de vender. Ou pense em alguns investimentos que você possa ir fazendo para melhorar o imóvel, e dessa forma, agregar cada vez mais valor.
Por exemplo, se for passar um apartamento para frente, invista em armários planejados para valorizar a casa.
Quarta dica: Novo ou Usado?
Essa é outra coisa que deve ser bastante levada em consideração.
É possível encontrar um imóvel prontinho, que se encaixe em sua rotina, mas nem sempre isso acontece.
Se optar por um imóvel usado, analise bastante a construção, se existem alguns problemas mais graves, por exemplo: uma infiltração que precise quebrar as paredes e reformar encanamento.
Claro, as vezes o local somente precisa de uma reforma, então fica muito viável.
Caso a sua escolha seja um imóvel novo, existe a chance de comprar na planta, que sai bem mais em conta, além de que a segurança é mais evoluída e melhor e muitas vezes o valor do condomínio é mais barato porque conta com tudo novo, então as taxas de manutenção são menores.
Quinta dica: Analise a Documentação
Antes de iniciar o processo de compra, é importante analisar se o empreendimento está com as documentações em dia e dentro das leis. É interessante consultar uma imobiliária ou advogado nesse quesito.
Isso vai evitar que ocorra alguma dor de cabeça ou que você caia em uma cilada.
Você deve analisar se o condomínio e IPTU estão em dia. Verifique na prefeitura da cidade. Verifique também se o imóvel está registrado no cartório de imóveis da região, para isso, solicite ao vendedor a copia da matricula, nela irá constar o número.
Além disso, o comprador também deve consultar se a documentação do vendedor está em dia, a certidão negativa de débitos na junta comercial, certidão de distribuição cível, certidão negativa de débitos federais de pessoa física, certidão negativa de débitos trabalhistas.
E aí, gostou das dicas de como comprar um imóvel com segurança? Então confira AQUI como é comprar um imóvel na planta.