Comprar ou alugar um imóvel?

Na vida adulta chegamos em um momento de procurar nosso cantinho, e com isso, chega à dúvida de qual a melhor opção: continuar no aluguel ou financiar e ter um imóvel próprio?

Antes de iniciar no assunto, se questione, a casa própria é um sonho em sua vida? Você tem vontade de ter um imóvel planejado do seu jeito, com coisas que não abre mão e não se vê vivendo sem? Ou você é uma pessoa de fácil adaptação?

O principal antes de querer investir em um financiamento e no imóvel próprio é pensar no financeiro, no FGTS, na aposentadoria e no quanto irá receber futuramente.

Quando devo alugar?

O aluguel te entrega uma praticidade, com ele você consegue se mudar quando precisar, mesmo tendo a parte contratual, que pode ser um pouco mais chata dependendo da imobiliária ou do proprietário com quem está em tratativa.

Entretanto, na maioria das vezes você irá pagar um valor mensal que não irá ver retorno, além do valor do condomínio, que pode ser alto dependendo da idade do imóvel (a não ser que seja uma casa).

As vezes vai além do financeiro.

Você adora seu apartamento alugado, não se importa em pagar o aluguel… até que percebe que gostaria de fazer algumas melhorias no local, para deixar a família mais confortável.

Mas, nem sempre isso será possível, se o proprietário não permitir, você não poderá mexer em muitas coisas em “sua casa”, mesmo que seja benéfico para o lugar.

Ou pode acontecer de você fazer um investimento, melhorar o imóvel, e o proprietário não querer ajudar no pagamento dessa reforma, isso é um direito dele, mas caso você saia de casa, irá “perder “o investimento feito, caso seja uma obra fixa.

Seja empreendedor:

Às vezes você quer muito comprar um imóvel, dar início a um financiamento, realizar seu sonho. É importante pensar como um empresário, veja sua casa como um negócio.

Escolha um ponto onde tem fácil acesso, que você não se canse horas no trânsito até chegar ao trabalho ou para levar as crianças a escola.

Pense na valorização do imóvel também, por mais que não pense nisso no momento, um dia talvez você tenha que vender a casa, e se for bem localizada, ou com uma construção bacana, fica bem mais fácil vender por um valor acima da média.

Talvez você perca alguns benefícios em sua vida…

Ok, pensei nisso tudo, o que mais devo levar em consideração?

O financiamento é algo que toma grande parte do seu salário e de sua renda, além de ser uma dívida de muitos anos. Pode ocorrer de você se ver sem oportunidades de viajar e ter que se privar de alguns momentos por conta disso.

Principalmente dependendo do modelo de financiamento a ser escolhido, em alguns deles, os juros variam a cada mês, fazendo com que as prestações venham cada vez num valor diferente, o que te deixa com as mãos atadas.

Quando o financiamento é melhor?

Para financiar, o importante é que você já tenha uma reserva considerável para dar entrada no imóvel.

Quanto maior o valor da entrada, mais benefícios você terá na hora de financiar. Tendo em mente questão de juros, amortização e oportunidades. As parcelas também serão menores e o prazo de pagamento também irá reduzir, o que não vai te deixar preso a uma dívida durante muito tempo.

Qual sai mais barato?

Muitas vezes o aluguel ainda sim pode sair mais barato que o financiamento, isso porque os juros de um empréstimo desse tipo podem ser bem altos. Além disso, são anos de investimento e parcelas.

Tem também a questão de manter o dinheiro aplicado, isso vai te gerar lucros e muitas vezes no final do mês ainda sobra dinheiro.

Tá, mas e agora, qual escolho?

Pensando em tudo dito anteriormente, isso depende do quanto você sonha em ter sua própria casa, se quer muito poder ter a chance de fazer uma reforma quando bem quiser, e se trabalha de casa ou pretende morar por muito tempo no mesmo lugar.

A questão do investimento é algo a ser pensado também, mas caso o desejo seja muito intenso, vale a pena procurar uma instituição financeira que te ajude a realizar.

O aluguel é prático, muitas vezes você consegue ter um dinheiro sobrando no final do mês, mas é aquilo que sempre dizemos, a casa nunca será sua e muitas vezes você não poderá fazer muito por ela.

Analise bastante juntamente com a família, veja o que é mais viável, e com muito estudo e simulações de credito, irão chegar na melhor conclusão.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *