Essa é uma grande dúvida de muitos brasileiros, será melhor um imóvel na planta novinho em folha, ou um imóvel já pronto que precisa de poucas reformas?
Hoje vamos te ajudar nessa escolha.
Claro, antes de fazer uma escolha, é importante analisar. Ambos têm vantagens e desvantagens.
Tudo depende da sua procura, situação financeira e valor para dar de entrada.
Vamos começar falando do imóvel na planta:
Uma das maiores vantagens de comprar imóvel direto na planta é que você irá receber uma casa novinha em folha, será o primeiro morador.
A documentação é muito pratica e pouco burocrática, apenas um contrato de compra e venda, constando o compromisso entre o vendedor com registro da intenção de entregar o imóvel, e do comprador com a intenção de pagar o valor da propriedade em questão.
Negociação: diferente do que muitos pensam, a negociação é bem simples, e envolve a construtora e o proprietário.
Investimento: inicialmente, é bem mais barato, principalmente quando ainda não se iniciou a construção. Após isso, o preço começa a subir, e após a entrega o valor chega a aumentar muito por ocorrer uma valorização do imóvel.
Personalização: um beneficio bem interessante é a possibilidade que algumas construtoras oferecem ao cliente para escolher alguns acabamentos finais, podendo ter acréscimo de valor em alguns casos.
Por outro lado, quando você escolhe um imóvel na planta, esteja preparado para esperar um bom tempo até que fique pronto. Pode demorar anos, isso faz com a pessoa tenha que ficar no aluguel ou morando de favor com outra pessoa, o que pode causar um incomodo.
Agora vamos falar sobre um imóvel já pronto:
Mudança: um grande benefício do imóvel já pronto é a possibilidade de você mudar com rapidez. Tirando a parte burocrática que pode levar alguns dias.
Outra coisa, o imóvel vira do jeito que você viu quando visitou, diferentemente da planta, que pode acabar ocorrendo algumas mudanças no momento que estiver pronto.
Por outro lado, caso seja um imóvel mais antigo, pode apresentar alguns problemas de encanamento ou elétrico, o que vai fazer com que você gaste um pouco mais.
Ou talvez você somente tenha que gastar um pouco mais com a reforma, sem maiores preocupações.
Garantia: Saiba que imóveis de ate 5 anos, a construtora se responsabiliza pelos defeitos, entretanto, passado esse período, não há mais garantia.
Mais caro: dependendo do imóvel, localização e etc., ele pode ser bem mais caro que um imóvel na planta.
Negociação: essa é a parte mais complexa e que pode se tornar mais chata para algumas pessoas. A negociação na maioria das vezes é feita pela imobiliária, o que acaba impedindo a negociação diretamente com o proprietário. Além disso, tem as taxas de cartório, por isso, a documentação demora um tempo.
Conclusões: ambos trazem vantagens e desvantagens, cabe a você analisar o que cada um te oferece de melhor, se te entrega conforto. Veja também se você está disposto a esperar alguns anos até que o imóvel da planta seja entregue, e tenha paciência.