Hoje vamos falar um pouco sobre o calculo feito para saber até qual valor de imóvel você consegue financiar com segurança.
Antes de tudo, saiba que você estará sujeito a analise de credito no momento de iniciar um financiamento. Através desta analise, a instituição financeira que você estiver em contato irá te mostrar o valor aproximado que você poderá financiar.
Tudo isso irá variar de acordo com a sua renda mensal bruta, para assim, não prejudicar sua família ou instituição.
O que é renda mensal bruta?
É a soma do total em folha de pagamento, incluindo adicionais, por mês.
O que muitos não sabem na hora de financiar é que é possível comprovar a renda com mais de uma pessoa. Por exemplo, somando a renda mensal do marido e da esposa.
A partir daí, o banco considera valores de imóveis ou estipulam um valor a ser aprovado. Nesse momento eles analisam também caso você já tenha um valor de algum imóvel em mente e fazem os cálculos para saber se é valido.
E agora, como dou início ao financiamento?
Antes de tudo, é necessária uma simulação no site. Isso irá te ajudar a saber as taxas de juros, quantas prestações serão, quanto tempo levara o financiamento e outras coisas importantes de saber.
Após isso, o comprador deve dar entrada. Essa entrada é de mais ou menos 20% do valor total do imóvel. Quanto maior a entrada, menores serão as prestações.
Também, você terá mais benefícios e chance de menores juros.
As parcelas não podem ser mais de 30% da renda mensal bruta, isso porque caso seja acima desse valor, você pode acabar ficando no vermelho, e é uma maneira das instituições terem garantia de que não ocorrera inadimplência.
Quanto preciso ganhar para iniciar um financiamento?
Não existe um valor exato. Na verdade, existem financiamentos para pessoas com renda a partir de R$1.800,00 reais.
O financiamento depende na verdade do imóvel que você está interessado, de sua renda e da instituição financeira que você está em contato.
A partir daí, será calculada a entrada e parcelas com juros e encargos.
Planeje, simule, pesquise, e tudo irá dar certo!