É possível fazer um financiamento com o nome sujo?

O financiamento vem para ajudar muitas pessoas, mas é comum alguns momentos de apertos e dificuldades para honrar compromissos e pagamentos, que acabam dificultando na hora de fazer um empréstimo.

Hoje vamos falar se é possível o financiamento para negativados. Antes de tudo, vamos saber um pouco mais sobre como funciona um financiamento imobiliário.

Para que ele ocorra, é feito uma analise de credito do cliente, pelas instituições financeiras. Ao ser aprovado, o comprador pagar prestações com juros em um longo período.

A questão é que quanto melhor for o nome “na praça”, mais benefícios e juros melhores o cliente terá.

Para se ter uma ideia, até o vendedor e a propriedade tem o perfil analisado pelos bancos, tudo isso para dar garantias as instituições financeiras.

O que é nome sujo?

Esse é o nome popular para quando a pessoa tem alguma divida ativa e por esse motivo, seu nome acabou indo parar em serviços de proteção de credito como SPC e SERASA.

Isso faz com que a pessoa não tenha facilidade em começar outras dividas, e dificulta até em fazer cartões de credito por exemplo.

Para a pessoa ficar negativada, foi porque houve um atraso no pagamento da dívida. Alguns lugares e empresas fazem a solicitação de negativação poucos dias após a inadimplência, mas o mais comum é tentar negociar, o que acaba sendo melhor tanto para o cliente como para a empresa.

Com o nome sujo, posso realizar um financiamento?

Na maioria das instituições financeiras, não é permitido. Justamente porque antes de tudo, é feita a analise de credito, para saber se você se encontra em um desses serviços de proteção de credito.

Sendo assim, seu CPF na hora de financiar, acaba sendo negado.

Além disso, é levado em consideração também o Score de credito, que é um índice de 0 À 1000. Ele funciona como um método de analise de reputação. Quanto mais alto o score, melhor, e mais chances de ter aprovação o cliente terá.

Agora, caso o cliente tenha dividas, os pontos estão baixos, em torno de 600 pontos.

Por que as empresas não aceitam quem está negativado?

Basicamente isso ocorre porque a empresa precisa de garantias de que você irá pagar a divida do financiamento, ao fazer a analise de credito e sabendo que o cliente tem dividas ativas, a empresa acaba ficando “com o pé atrás” e com chances de acabar perdendo o dinheiro, caso o cliente não pague a dívida.

Entretanto, existem algumas exceções:

Financiamento para negativados:

Atualmente, a única opção disponível para quem está negativado fazer um financiamento imobiliário é pelo Governo Federal através do Casa Verde e Amarela.

Tenha em mente que o benefício somente está disponível para famílias de faixa 1, que no caso são as que tem renda mensal de até 1,8 mil.

O auxilio do financiamento chega no máximo em 47,5 mil.

Devo iniciar um financiamento mesmo estando negativado?

Saiba que o financiamento pode fazer com que você perca o imóvel caso fique inadimplente, isso ocorre ate mesmo com quem não está negativado.

A dívida das prestações toma parte do salário mensal, e você já estando com outra dívida, serão duas prestações que você terá que pagar, a divida antiga e a do financiamento.

Além disso, os benefícios para aqueles que estão negativados são muito poucos, o que aumenta a chance de você perder o imóvel caso se torne inadimplente.

Antes de dar inicio a um financiamento, limpe seu nome, pague as dividas ativas.
Reduza gastos e contas. Tente também uma renda extra.

Negocie a divida com o credor, provavelmente ele estará disposto a isto, e dessa forma, você poderá sair do aperto e dar inicio ao sonho da casa própria.

 

*imagens*https://br.freepik.com

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *