Existe uma lista onde o nome fica gravado na estatal, por mais que a consumidora tenha quitado a dívida, ela continua sem poder dar entrada no crédito imobiliário.
Sabemos que o sonho de ter uma casa própria é de grande parte dos brasileiros, muitos inclusive passam muitos anos juntando uma quantia para conseguir dar entrada em um financiamento e conseguir melhores condições de pagamentos, taxas e mais benefícios.
Imagine só depois de tanto tempo, quando finalmente você tem as condições de dar início ao seu sonho, se deparar com uma situação chata… a de não ter permissão para iniciar o financiamento na Caixa Econômica Federal.
A jornalista Manuela Souza tentou iniciar o financiamento de um apartamento, e se surpreendeu ao saber que não poderia dar continuidade ao procedimento.
Tudo isso porque descobriu que fazia parte de uma lista da empresa, a qual as pessoas que fizessem parte, não poderiam dar início a um financiamento nas agências.
De acordo com Manuela, há mais de dez anos ela teve um cartão de crédito do banco e recebeu uma ligação de um funcionário, informando sobre a dívida ativa.
Por esse motivo, ela optou pelo Feirão você no azul, que é uma campanha da Caixa Econômica de renegociações de dívidas. Nesta data, ela quitou o boleto de sua dívida referente à cerca de R$300.
Manuela não teve seu nome restrito em serviços de proteção ao crédito, e, mesmo quitando a dívida, acabou se deparando com esta situação inusitada, onde teve seu pedido de financiamento negado.
A consumidora também afirma que ao se encaminhar até uma agência, um funcionário informou que “ela causou uma perda financeira ao banco”. E também que por esse motivo, seu nome continuaria na lista e ela nunca mais poderá ter acesso à créditos na instituição financeira.
Por quais motivos o crédito pode ser negado ao consumidor?
A partir do momento em que o consumidor quita sua dívida, a instituição tem o prazo de até cinco dias para solicitar a anulação da negativação do CPF do mesmo, caso isso não aconteça, a prática é considerada crime.
Por outro lado, mesmo estando com o nome limpo, o consumidor ao procurar algum tipo de crédito provavelmente irá passar por uma análise. Essa análise é baseada no Score de Crédito da Serasa, que é como se fosse um medidor de pagamento do consumidor.
Caso a pontuação esteja baixa, as chances de seu crédito ser aprovado são limitadas.
O que a caixa disse a respeito do ocorrido?
Após a notícia ter uma grande repercussão, a Caixa Econômica Federal emitiu uma nota informando que entraram em contato com a cliente para prestar os esclarecimentos necessários.
Também informaram que a recusa de empréstimos ou financiamentos de qualquer tipo não impedem que o consumidor possa tentar novamente no futuro.
O Banco Central declara que em situações desse tipo o melhor a ser feito é uma reclamação no próprio SAC da empresa onde o consumidor tentou dar início ao financiamento.
Caso sua solicitação não seja atendida, você deve entrar em contato com o próprio Banco Central e registrar uma reclamação. O BC dá o prazo de até trinta dias para que a empresa responda a notificação.
O Banco Central está apto para resolver esse tipo de situação, todas as outras instituições financeiras devem “responder” à ele. Por esse motivo, caso ocorra algum problema em seu banco, com seu financiamento ou seu crédito, e você não consiga solucionar, entre em contato com a ouvidoria.
O telefone de contato é o 145.
É possível enviar sua reclamação via correspondência para o endereço a seguir:
Banco Central do Brasil
Deati/Divisão de Atendimento ao Cidadão
Setor Bancário Sul (SBS) – Quadra 3 – Bloco B – Ed. Sede
70074-900 – Brasília – DF
Caso você seja de Brasília, pode ser atendido presencialmente no local:
Setor Bancário Sul (SBS) Quadra 3 Bloco B Ed. Sede – Brasília – DF 70074-900
De segunda a sexta-feira, de 10h às 16h