O que é cédula de crédito imobiliário (CCI)?

Se você está envolvido em negócios imobiliários, já deve ter escutado esse termo, basicamente, você repassa a dívida de um imóvel a alguém interessado.

Leia abaixo para entender como funciona.

O mercado imobiliário é muito amplo, e quanto mais pesquisamos, mais termos vão surgindo, as vezes complica nossa mente, mas na realidade, existem para facilitar a vida de quem está envolvido no mercado.

A cédula de crédito imobiliário faz com que o comprador receba o valor de parcelas + juros, dessa maneira, ele acaba lucrando com a operação. Hoje iremos tirar suas dúvidas em relação a esse método.

 

O que é a CCI?

É um título de crédito que é emitido a partir de uma dívida imobiliária de algum devedor. Este título é usado na compra e venda de imóveis.

Com a cédula de crédito imobiliário, o devedor se compromete a pagar as dívidas de um imóvel para outra pessoa.
Mas calma, o processo é seguro e tranquilo, já que é todo feito através de uma instituição financeira.

Além disso, o título pode ou não contar com garantias e ser dividida também entre vários compradores, deixando o valor mais acessível.

Algo que deve ficar esclarecido é que a CCI não depende da permissão e autorização do devedor.

Como emitir a CCI?

Existem duas formas de emissão, sendo a primeira cartorial:
Como o próprio nome já diz, é feita no cartório por meio de registro de imóveis e lá será averbada.

 

Ou existe a emissão escritural: que é emitida via escritura pública, e é custeada no banco e registrada e autorizada pelo Banco Central.

Como funciona para quem compra?

Aquele que quer investir na compra de uma CCI irá receber juros pela dívida imobiliária. Isso irá trazer lucros ao longo da quitação financiaria do imóvel.

Como recebo a remuneração?

Bom, em relação a isso, existem duas maneiras: pré ou pós fixados.

Na pré-fixada, as taxas de juros já são determinadas previamente. Então o comprador da CCI já sabe quanto irá receber.
Enquanto na pós fixado, os juros são variados, e o valor pago pelo devedor acaba sendo modificado, então o comprador não sabe o valor ao certo.

Devo comprar?

Mais um detalhe, caso o financiamento tenha uma garantia de alienação fiduciária, quem adquirir a cédula de crédito passa a ser o beneficiário da alienação, caso ocorra inadimplência do devedor.

Como funciona para quem fez o financiamento?

O devedor deve ter em mente que a CCI irá funcionar mesmo sem seu consentimento. Com ela emitida, o pagamento da dívida vai para quem investiu na compra do título e não para o banco.

Ou seja, nada irá alterar a rotina do devedor em relação ao pagamento das parcelas.

 

Tenho que resgatar a CCI da Caixa Econômica?

Essa é outra dúvida comum. O resgate da CCI funciona como uma declaração de quitação, e deve ser emitida pela instituição financiadora credora.
Você deve comprovar a quitação da dívida no cartório de registro de imóveis, e assim, é possível retirar a alienação fiduciária, tornando-se então, proprietário do bem.

Para isso, é só entrar em contato com o banco após quitação e fazer a solicitação.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *