Está pensando em vender seu imóvel? Ou pensa em comprar para revender?
Saiba aqui algumas coisas que podem fazer o valor do imóvel sair abaixo do esperado, e como evitar estes problemas.
Muitas pessoas tem como interesse o investimento no mercado imobiliário, mas isso pode acabar gerando algumas frustrações caso não seja feito adequadamente e levando em consideração coisas que agregam valor no imóvel.
Iremos falar sobre como driblar algumas coisas que derrubam o valor de seu imóvel.
Antes de qualquer coisa, caso você esteja interessado em começar a investir no mercado imobiliário, é extremamente importante estudar a área, entender o que passa na cabeça dos vendedores e compradores, saber também sobre créditos de financiamentos e empréstimos.
Tudo isso será benéfico para que você tenha uma boa relação na hora de vender seu imóvel.
Não baseie o preço de acordo com o que o vizinho disse, ou simplesmente comparando com outras casas anunciadas em sites da região.
Procure a ajuda de um profissional, que irá te direcionar ao caminho certo e te mostrar as vantagens e desvantagens de seu imóvel, para que dessa forma, você trabalhe na melhor maneira de agregar valor ao bem.
Vamos agora comentar as principais coisas que fazem seu imóvel ter uma queda no valor de venda, e que pode acabar dificultando e fazendo com que a venda demore a ocorrer.
- Imóvel em má conservação.
Algo que vemos muito são imóveis “jogados às traças”, muitas vezes estão anunciados, mas quando o possível comprador chega ao local, o lugar está sujo, poluído, cheio de móveis velhos e quebrados.
Claro, nem sempre é possível fazer uma reforma no ambiente, pode sair do orçamento e te deixar no aperto, mas uma limpeza é ponto crucial na hora de apresentar o local ao interessado.
Outra questão que deve ser levada em consideração são danos graves, como por exemplo mofo, infiltrações ou problemas elétricos. Isso faz com que o comprador pense duas vezes antes de escolher seu imóvel como sua futura moradia.
Saiba que quem quer comprar, está levando em consideração muitas coisas, e se seu imóvel estiver dando impressão de abandonado, dificilmente ficará na memória de alguém, e assim, vai passar batido.
- Muito barulho, acústica ruim.
A procura por ambientes silenciosos vem aumentando muito, principalmente no período pós pandemia, onde as pessoas estão trabalhando dentro de casa.
Um momento de paz é algo que as pessoas prezam em suas vidas, e um imóvel em um local muito movimentado, com barulho de ônibus, próximo de bares e restaurantes barulhentos, pode ser um problema.
Existem pessoas que procuram morar em centro da cidade, e que não se importam com o barulho, já que passam a maior parte do tempo fora de casa, porém, saiba que o home office está em grande ascensão e caso queira investir no mercado, é interessante procurar por locais tranquilos e silenciosos, pelo menos aos finais de semana.
Saiba que não é simplesmente porque o barulho é incômodo, e sim porque de acordo com a OMS, a perturbação sonora pode acarretar problemas à longo prazo no indivíduo, sendo eles perda de audição, aumento da pressão arterial, estresse e problemas de sono.
- Poluição visual.
Sim, pode parecer besteira, mas isso é algo que incomoda as pessoas.
Pense só, você em casa no final de semana, recebendo alguns amigos ou familiares, e quando abre a janela, se deparam com o vizinho de cueca ou com a vizinha de calcinha e sutiã.
Ou você abre a janela e se depara com um monte de placas, anúncios, lixos, pichações com palavrões…
Se o local for pouco arejado ou rodeado de outros prédios, que acabam bloqueando a passagem de luz, pode ser um empecilho para quem tem interesse em comprar.
A luz do ambiente interfere diretamente no sentimento da pessoa, um local escuro causa uma “preguiça” e muitas vezes pode até auxiliar na depressão.
Se for um andar alto, as chances de isso ocorrer são bem menores, pense nessa possibilidade.
- Obras na região.
Um pouco relacionado com o barulho, poluição visual, e até com a paz e tranquilidade do local, as obras podem ser ou não benéficas ao interessado no imóvel.
Caso seja uma construção que não atrapalhe nesses pontos, obviamente, será indiferente e provavelmente não levado em consideração. Pelo contrário, pode agregar ainda mais valor ao imóvel.
Entretanto, se a obra em questão for um shopping por exemplo, talvez o interessado se torne desinteressado. Na prática, isso valoriza a região e também o valor do imóvel pode acabar subindo, mas nem sempre terão pessoas interessadas, já que provavelmente a rua ficará cheia de veículos estacionados, pessoas andando pra lá e pra cá… Isso pode acabar afetando a rotina do morador.
Esses são alguns dos motivos que fazem seu imóvel ser desvalorizado. Caso vá investir na compra de um, pense bastante e analise se o mesmo não está passando por alguma dessas situações.