Os famosos apartamentos loft

Provavelmente você já ouviu falar sobre os famosos “loft”, mas sem saber exatamente o que é.

Hoje iremos te explicar um pouco mais sobre esta tendência e também se o loft foi feito para você.

É muito comum as pessoas procurarem por apartamentos pequenos e bem localizados, afinal, muitas delas não passam grande parte do tempo dentro de casa e precisam somente de um local para dormir.

Entretanto, a boa localização é um quesito para se levar em consideração. Pois bem, é aí que entram os loft’s.

Por mais que essa tendência esteja ganhando palco somente no cenário atual, os lofts já são um pouco antigos e surgiram por volta da década de 60.

Lá em New York eram construídos galpões e armazéns, mas acabou ocorrendo uma expansão industrial, e isso fez com que as empresas fossem parar em outros locais. Entretanto, ficaram inúmeros galpões vazios e sem utilização.

Os arquitetos e designers logo encontraram uma solução e criaram os lofts nesses espaços. Eram ambientes que chamavam bastante atenção de pessoas que moravam sozinhas, principalmente músicos, artistas…

Porém chegou em um ponto onde as pessoas até com alto poder aquisitivo começaram a se interessar pelo design, pedindo até mesmo para construírem um loft do zero.

Principais características de um loft

Os lofts tem um design bem característico de ser realmente um galpão, basicamente é um ambiente onde não existem divisórias ou paredes, exceto o banheiro.

Além disso, o pé direito é bem alto, o que permite a instalação de uma escada e um mesanino. Normalmente ele é utilizado para ser o quarto.

Esse design é bem no estilo industrial, e vem chamando atenção principalmente dos jovens, por ser bem moderno e despojado.

Loft e Kitnet são iguais?

Não mesmo. É comum ter essa confusão, porque ambos são pequenos e normalmente para somente uma pessoa morar.

A kitnet é um apartamento comum, existem paredes para dividir o ambiente, cozinha, banheiro e quarto, diferentemente do loft que é um modelo aberto e amplo.

Os dois são espaços menores, mas o loft é um pouco mais sofisticado e inovador.

Devo alugar um loft?

Bom, vários pontos devem ser levados em consideração.

Um dos grandes benefícios do loft é a localização. A maioria é feita e projetada em lugares bem localizados, normalmente pertos da região central e com fácil acesso às outras regiões.

Uma outra vantagem é a questão de limpeza e gasto com energia. Por ser apenas um ambiente, a limpeza é bem mais fácil, e a luz praticamente ilumina todo o ambiente, dessa maneira não é necessário sair acendendo luz para todo o canto.

As construções são feitas com janelas amplas, o que aumenta a iluminação natural do ambiente.

Outro ponto positivo é que mesmo sendo apenas um ambiente e um espaço menor, a sensação é de que o local é bem amplo, justamente por ser totalmente aberto.

É importante saber que caso você goste de receber visitas e pessoas em casa, a ideia do loft pode não ser tão interessante, você pode perder um pouco de sua privacidade.

Escolhi um loft, como vou decorá-lo?

Invista em móveis práticos e versáteis, que não sejam apenas para decoração por exemplo.

Como você está com pouco espaço, o ideal é ter tudo pensado, para que não ocorra a compra de coisas desnecessárias e o ambiente fique super lotado e você perca a boa mobilidade e ampliação, que é justamente o que o loft tem a oferecer.

Tudo deve ser bem prático para que facilite o seu dia a dia, dessa maneira será possível aproveitar ao máximo o que esse espaço tem a oferecer, que é uma grande agilidade a sua rotina.

 

Conte para a gente nos comentários se você gosta dessa tendência ou prefere os apartamentos mais convencionais! 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *