Quando devo iniciar um financiamento?

Os financiamentos foram feitos para ajudar as pessoas a realizar sonhos, mas deve ser feito com cautela para não se afundar em dividas eternas.

Hoje vamos falar sobre o momento ideal para iniciar o financiamento.

Em alguns momentos da alta inflação, os indexadores de credito imobiliário (que são baseados nas taxas de juros) acabam sofrendo muitas mudanças em períodos curtos de tempo.

Quando o IPCA (Índice nacional de preços ao consumidor) e Selic (sistema especial de liquidação e custodia) estão altos, os bancos e instituições começam a passar taxas de juros mais altas aos clientes. A vantagem passa a ser da TR (taxa referencial).

Então não devo iniciar um financiamento?

Bom, se você já fez todo um planejamento de gastos aproximados (jogue o valor para cima, pois existem encargos e algumas taxas que talvez você não tenha calculado), os juros altos não torna o processo inviável.

Alguns especialistas da área financeira explicam que quanto maior os juros, maiores serão os preços. Por esse motivo, as pessoas param de buscar imóveis, e assim, o preço acaba caindo novamente por conta da baixa procura.

Qual o momento certo para financiar?

A economia está sempre passando por mudanças, então o momento certo é quando você fez todo o planejamento de gastos, taxas, juros, após pesquisa de mercado e melhores condições oferecidas pelas instituições, de acordo com sua renda.

Lembrando que é muito importante somar os gastos de cartório e outras taxas também.

O que devo fazer antes de financiar meu imóvel?

Tenha uma boa reserva financeira antes de financiar, quanto maior o valor de entrada, melhores condições de pagamento você terá.
Procure o imóvel correto e ideal para você. Ele é próximo do seu trabalho/escola? É de fácil acesso?

Claro, a instituição irá fazer uma analise de credito para saber se seu nome consta no SPC e Serasa, então é importante não ter nenhuma divida ativa.

Caso ainda tenha duvidas e incertezas, procure uma assessoria de credito, existem varias online e grátis, mas você também pode optar por pagar um consultor financeiro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *